Quiropraxia e Medicina Chinesa para a Escoliose
Quiropraxia e Medicina Chinesa para a Escoliose
Escoliose
A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de “S”.
É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade.(corresponde a uma rotação vertebral)
A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens. Apesar de que seu aspecto físico pode ser parecido. As escolioses de um ou outro grupo etiológico podem ter prognósticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas.
Visão da Medicina Chinesa da Coluna
Os chineses acreditam que vários problemas do organismo estão ligados à energia liberada pelos cinco órgãos essenciais, coração, rins, fígado, baço e pulmões, que precisam estar em equilíbrio.
Na coluna existe pontos de assentimento de todos os órgãos e se eles estiveres em desequilíbrio pode provocar alterações na coluna.
Por exemplo na área lombar, que normalmente tem muitos problemas, de hiperlordose, retificação, de hérnias, de listese. Temos aí o ponto de assentimento dos rins, que está ligado a energia ancestral (ele a armazena para distribuir por toda a nossa vida), qualquer desequilíbrio nele, quer seja emocional, ou de estilo de vida, pode provocar lesões nesta área.
Na área torácica que, normalmente, tem muitos problemas, de hipercifose, diminuição dos espaços interdiscais, artroses, osteófitos. Temos aí o ponto de assentimento dos pulmões, do coração e do fígado, que está ligado à problemas emocionais com mágoa, ressentimentos, raiva, tristeza, ansiedade, indecisão; à problemas de saúde como bronquite, asma; por isso qualquer desequilíbrio quer seja emocional, ou de estilo de vida, pode provocar lesões nesta área.
Para que seja restabelecido isso, precisa-se mudar de hábitos, para isso oferecemos alguns tratamentos como a Acupuntura, a fitoterapia chinesa, a terapia ortomolecular e orientação de alimentação saudável e funcional.
Visão da Quiropraxia
Qualquer problema que se tenha no corpo, nunca devemos esquecer da coluna. Lembre-se de que qualquer nervo do corpo é uma ramificação do sistema nervoso central e periférico e, tudo sai da coluna.
Por exemplo na área torácica, que normalmente tem muitos problemas, de hipercifose, escoliose, diminuição dos espaços interdiscais, artroses, osteófitos. Temos aí o ponto de assentimento dos pulmões, do coração e do fígado, que está ligado à problemas emocionais com mágoa, ressentimentos, raiva, tristeza, ansiedade, indecisão; à problemas de saúde como bronquite, asma; por isso qualquer desequilíbrio quer seja emocional, ou de estilo de vida, pode provocar lesões nesta área.
Qualquer disfunção dos movimentos realizados por ela, pode pinçar um nervo e todo o seu trajeto poderá ser comprometido e dores ou patologias poderão ser sentidas e a pessoa nem imagina que pode ser da coluna.
As tendinites podem ter suas causas nos bloqueios articulares como um todo.
E não são só elas, temos uma enorme variedade de problemas que podem ser devido aos bloqueios articulares: dor de cabeça, tontura, problemas intestinais, cólicas, sensação de infecção urinária, fibromialgia, bursite, dores nos joelhos, calcanhar, cotovelo, etc.
Atualmente, com equipamentos modernos, como macas com drop, macas elétricas, impulse e ativator, os resultados de redução da escoliose ocorrem mesmo em pessoas mais velhas, dando-lhes uma melhor qualidade de vida.
Visão da Fisioterapia
Uma parte da fisioterapia que faz os alongamentos e fortalecimentos são de extrema importância na recuperação destes pacientes
Deve-se ter cuidados ao Sentar, Flexionar e Dormir.
Para estes três movimentos existem posturas adequadas, que podem colaborar na prevenção de possíveis problemas de coluna.
Para sentar é preciso usar cadeiras com encosto que pegue o meio das costas. O assento deve ser duro e os pés devem tocar o chão. Não sente longe da mesa e não cruze as pernas. Também pode sentar-se em cima dos ísquios, com as pernas pouco abertas e bem posicionadas no chão, tendo a consciência de ficar com o corpo ereto e com a atenção entre as escápulas fortalecendo esta musculatura.
Para dormir a melhor posição é de lado (com as pernas flexionadas e uma em cima da outra, travesseiro firme e da altura do ombro, procurar deixar o ombro bem na vertical, sem trazê-lo para frente),é a que mais descansa o corpo.
Já para fazer qualquer trabalho ao nível do chão, relaxe os ombros e equilibre sempre o peso nas duas pernas. Ao abaixar-se, levante ligeiramente as nádegas.
Qualquer inicio de sintomas como dor nas pernas ou nas costas, dormências, formigamentos podem estar relacionados com distúrbios de coluna e merecem uma avaliação por um especialista.