Akwavita

05
abr

Quiropraxia e Medicina Chinesa nas Tendinites

Quiropraxia e Medicina Chinesa nas Tendinites

Os tendões correspondem à parte do tecido muscular que tem uma característica dura, flexível e fibrosa, responsável pela conexão dos músculos aos ossos, fazendo um sistema de alavanca. Quando os tendões estão inflamados, irritados ou sofrem lesões microscópicas, leva a uma condição chamada tendinite. Os tendões podem ser pequenos e delicados, como os dos músculos das mãos, ou grandes e pesados, como os dos músculos da coxa. Na maioria dos casos, a tendinite acontece para uma das seguintes razões – por excesso de uso (um movimento do corpo em particular é repetido muito frequentemente) ou por sobrecarga (o nível de uma certa atividade, como o carregamento de pesos, tem sua frequência aumentada muito depressa).

Mais raramente, a tendinite é causada por uma infecção, como a gonorreia.

A tendinite normalmente acontece nos ombros, nos cotovelos, nos joelhos, nos pulsos e nas solas dos pés, embora possa acontecer em qualquer lugar no corpo. Por razões incertas, a tendinite é também comum em pessoas com diabetes.

Quadro Clínico

Em geral, a tendinite causa dor nos tecidos que cercam a junta (articulação), especialmente depois que a junta tenha sido muito usada, durante um jogo ou no trabalho. Em alguns casos, a junta pode também se tornar fraca, e a área pode ficar vermelha, inchada ou quente.

Quando tendinite é causada por uma infecção como a gonorreia, pode haver outros sintomas, incluindo erupção cutânea, febre, ou uma secreção na vagina ou no pênis.

Outros sintomas variam de acordo com o tendão afetado:

Tendinite no ombro – A forma mais comum de tendinite no ombro é aquela que envolve o tendão do músculo supraespinhoso, que prende à porção superior do úmero (osso do braço) na junta do ombro.

Menos frequentemente, o tendão do músculo infraespinhoso é afetado. Na maioria dos casos, o tendão do supraespinhoso é lesado por excesso de uso, tipicamente em uma ocupação ou esporte que exige elevar o braço repetidamente. Pessoas que têm maior risco incluem os carpinteiros, os pintores, os soldadores, os nadadores, os jogadores de tênis e os jogadores de beisebol. O paciente comum é o trabalhador do sexo masculino, acima dos 40 anos de idade, e a dor no ombro fica no mesmo lado da mão dominante (por exemplo, ele tem dor no ombro direito se ele for destro).
Tendinite no cotovelo – Duas formas de tendinite envolvem geralmente o cotovelo: a epicondilite lateral e epicondilite mediana. É causada por excesso de uso, muito comum entre atletas envolvidos em esportes com raquete.

Epicondilite lateral (cotovelo do tenista) – Causa dor no lado externo da junta do cotovelo. Esta condição afeta 40 a 50% de todos os atletas adultos que praticam esportes de raquete. Também pode ser causada por qualquer atividade repetitiva envolvendo a torção e dobra do pulso, como arrancar ervas daninhas no jardim, usar uma chave de fenda ou até mesmo carregar uma pasta.

Epicondilite mediana (cotovelo do golfista) – Causa dor no lado interno do cotovelo. É uma lesão menos comum que o “cotovelo do tenista” e, apesar de seu nome, está relacionada uma ocupação que requer movimentos repetidos do cotovelo (como trabalhar na construção civil) do que na prática desportiva.

Tendinite no joelho (joelho do saltador) – É a forma mais comum de tendinite do joelho, envolve o tendão da patela (rótula) ou o tendão do quadríceps na parte superior do joelho. É uma lesão comum por excesso de uso, especialmente nos jogadores de basquetebol e corredores de distância.

Tendinite no punho – No punho, a tendinite aparece geralmente na forma da doença de Quervain, uma condição que causa dor na parte de trás do punho, na base do polegar. Embora a doença de Quervain normalmente aconteça em pessoas que repetidamente fazem o movimento de “agarrar” ou “beliscar” com o dedo polegar, às vezes ela se desenvolve, por razões desconhecidas, em mulheres grávidas.

Tendinite de Aquiles – Esta forma de tendinite afeta o tendão de Aquiles, na parte de trás do pé. A tendinite de Aquiles normalmente é causada por excesso de uso, especialmente em desportistas que fazem corridas ou saltos repetidamente, respondendo por 15% de todas as lesões de corrida. A tendinite de Aquiles também pode estar relacionada má técnica ou por sapatos inadequados para o esporte. Menos frequentemente, a tendinite de Aquiles está relacionada a uma doença inflamatória, como a Espondilite Anquilosante, a Síndrome de Reiter, a Gota (distúrbio do ácido úrico) ou a Artrite Reumatoide.

Visão da Medicina Chinesa da Tendinite

O fígado, dentro de uma visão energética, ele cuida de todos os tendões, quando há uma inflamação nos tendões, mostra que o órgão está desequilibrado, quer seja por uma alimentação ruim, emocional desequilibrado, stress com sono ruim.

Para que seja restabelecido isso, precisa-se mudar de hábitos, para isso oferecemos alguns tratamentos como a Acupuntura, a fitoterapia chinesa, a terapia ortomolecular e orientação de alimentação saudável e funcional.

Visão da Quiropraxia:

Qualquer problema que se tenha no corpo, nunca devemos esquecer da coluna. Lembre-se de que qualquer nervo do corpo é uma ramificação do sistema nervoso central e periférico e, tudo sai da coluna.

Qualquer disfunção dos movimentos realizados por ela, pode pinçar um nervo e todo o seu trajeto poderá ser comprometido e dores ou patologias poderão ser sentidas e a pessoa nem imagina que pode ser da coluna.

As tendinites podem ter suas causas nos bloqueios articulares como um todo
E não são só elas, temos uma enorme variedade de problemas que podem ser devido aos bloqueios articulares: dor de cabeça, tontura, problemas intestinais, cólicas, sensação de infecção urinária, fibromialgia, bursite, dores nos joelhos, calcanhar, cotovelo, etc

Deixar um comentário