Akwavita

06
abr

Medicina Ayurvédica – Tipo Vata

Medicina Ayurvédica – Tipo Vata

Tipo Vata

Mente Rápida : O Tipo Vata:

Vata (ar) é agitado, seco, leve, frio. Pessoas de vata têm pele morena, sem brilho e muitas vezes seca. O corpo é magro, alto e leve. Os ossos bem evidentes. A voz é baixa, fraca e rouca. Mentalmente, são mutáveis, excitáveis e indecisos. Inconstantes nos relacionamentos e nas emoções. Aprendem muito facilmente e têm grande poder de adaptabilidade. Costumam ser ansiosos e tendem ao medo. Fisicamente, têm problemas do sistema nervoso, tremores, prisão de ventre, muitos gases, debilidade e depressão. Frequentemente sofrem de insônia.

A – Em Equilíbrio: Regulariza a atividade da mente e dos sentidos, estimula a atenção , a clareza e a criatividade. É um tipo contagiante, cheio de energia e entusiasmo. Movem-se com agilidade, têm explosões de energia física e emocional, são excitáveis e sujeitos a alterações de humor. Fisicamente é do ti[o magro, com ombros e quadris estreitos. Come qualquer coisa sem engordar. Com hábitos alimentares irregulares. Tem aversão ao frio e sua pele costuma ser seca Dorme cerca de 6 horas ao dia.

B – Em desequilíbrio: Pode ter desidratação, tremores distensão abdominal, prisão de ventre, insônia, redução das capacidades sensoriais (tato, olfato, visão, paladar e audição), incoerência ao se expressar, perda de peso e força, hipertensão, tensão pré-menstrual e fadiga.

Orientação alimentar para Vata

1. Prefira alimentos quentes, pesados e oleosos. Isto é, alimentos com caldos, molhos preparados com óleos vegetais de boa qualidade. Exemplo: Um strognoff ou uma moqueca de peixe caudalosa adequadamente temperada ou um cozido. Uma sobremesa de exemplo: Arroz doce ou creme de abacate.

2. Coma grandes quantidades de comida, porém não mais do que você possa digerir facilmente. A pessoa vata é leve, estilo borboleta, pode ser magra mesmo e perde peso fácil. Deve se alimentar com grandes quantidades de comida na hora da refeição principal para que se sinta mais pesada o que cria logo mais estabilidade e constância nas atividades físicas e mentais. Coma sentado, com calma e em paz.

3. Todos os óleos reduzem Vata: Alimentos preparados com bastante azeite de oliva, óleos de gergelim, azeite de dendê, óleo e leite de coco, por exemplo criam o peso necessário para vata ficar mais estável, constante, perseverante e forte!

4. Prefira alimentos doces, azedos e salgados.

5. Reduza ao mínimo alimentos frios, secos e leves. Alimentos frios tendem a manter a pessoa de constituição física vata muito “distantes”, soltas e isso aumenta a tendência a ser irrequieta. Alimentos noturnos quentinhos, antes de dormir, pacificam a mente e o corpo.

6. Grãos. Arroz, trigo, aveia. As massas de trigo branco ou integral em alimentos doces ou salgados são muito pacificadoras para vata. Bolos, pães variados, muitos com frequência e todas as massas são muito recomendáveis. Massa de farinhas de milho também. Angus e polentas.

7. Feijões: Em excesso podem criar gases, típico agravamento de vata. No entanto, vata fica muito satisfeito com os feijões pois são alimentos caudalosos e pesados. Coma sempre vários tipos de feijões. E seus caldinhos respectivos!!!.

8. Sopas caudalosas feitas com bons óleos vegetais e temperos que pacificam vata.
Caldo verde, canja de galinha, sopa de legumes, sopa de feijões, sopa de ervilhas, sopa de raízes.

9. Vegetais. Todas as raízes. Batatas, batata baroa, batata doce, aipins (cozido em vez de frito), cará, inhame, beterrabas, cenouras. Eles devem ser consumidos cozidos, não crus. Os vegetais a seguir são aceitáveis em quantidades moderadas se estiverem cozidos, especialmente com ghee ou óleo e em temperos que reduzem Vata: ervilhas, vegetais com folhas verdes, brócolis, couve-flor, aipo, abobrinha.

10. Frutas. Prefira frutas doces, suculentas, azedas ou pesadas, como laranjas, bananas, abacates, melões, ameixas, abacaxis, mangas e mamões. Açaí, coco, jacas e carambolas bem doces são ótimas também. Amoras, pêssegos, uvas escuras e bem doces! Reduza frutas secas ou leves, como maçãs, peras, romãs e frutas desidratadas.

11. Laticínios. Os laticínios pacificam vata. Sempre ferva o leite antes de bebê-lo e beba-o quente. Não beba leite durante as refeições.

12. Todas as nozes, amêndoas, avelãs e amendoins são boas.

13. Adoçantes. Todos os doces são bons (com moderação) para pacificar vata. Doce de leite, goiabada, doce de abóbora, cocadas, cuscuz de tapioca, bolo de aipim, bolo de fubá, bolos em geral. Doces com açúcar mascavo e com rapadura ou melado são muito aconselháveis.

14. Carne e peixe (para os não-vegetarianos). Galinha, peru e frutos do mar são adequados.

15. Temperos. Cardamomo, cominho, gengibre, canela, sal, cravo, semente de mostarda e pequenas quantidades de pimenta preta são aceitáveis.

ATENÇÃO: Estas são diretrizes muito básicas. Evidentemente muitos outros alimentos entram na alimentação de uma pessoa vata.

Obs.: A Medicina Tradicional Chinesa e a Ortomolecular, também, trazem grandes informações sobre a alimentação que equilibram o organismo dentro da visão dos 5 elementos (órgãos e vísceras) e alimentos funcionais. No momento são as técnicas aplicadas na Akwavita

Deixar um comentário