Como Ter Longevidade com Saúde
Regras simples para se ter longevidade com saúde
Pensando no Futuro
Alguns sonhos aparecem em várias culturas e em vários momentos da humanidade. Um sonho comum é a fonte da juventude. Quem não gostaria de manter o corpo, as emoções e a mente sempre jovens? Em busca desse sonho, várias obras literárias foram escritas e várias pesquisas foram feitas em prol da longevidade com saúde.
Há alguns anos, a febre da juventude, na América do Norte, levou a prosperar a indústria dos congelamentos. O indivíduo pagava uma fortuna para ser congelado, quando morria. A esperança era a evolução da tecnologia permitir ao indivíduo “ressuscitar” no futuro. Havia, mesmo que por caminhos tortos, a esperança da juventude eterna.
Na Idade Média, uma das preocupações dos alquimistas era a manutenção da juventude. Vários imperadores chineses testaram métodos incomuns de manutenção da juventude. Hoje, as pesquisas voltam-se para a engenharia genética. Entretanto, nos dias atuais, não se tem a ilusão da juventude eterna. Busca-se a manutenção, pelo maior tempo possível, de características jovens.
A engenharia genética permitirá a cura de várias doenças como também a redução de processos naturais de envelhecimento. Entretanto, não só a engenharia genética.
A diversidade de tratamentos para a pele, a reposição hormonal, a cirurgia plástica, entre outros, têm colaborado para a manutenção dos aspecto jovenm do ser humano.
Afora o sonho mágico, podemos viver por muito tempo com saúde? Há fórmulas mágicas para tanto? Quanto ao primeiro questionamento, haveremos de lembrar que no início do século passado a média de vida do brasileiro era algo em torno de 49 anos. Hoje, a média de vida está em torno de 64 anos. Houve, em um século, um progresso significativo. Há ainda espaço para aumento da vida média. Basta lembrar que a vida média dos japoneses é acima de 80 anos.
Evidentemente que há um limite. O aumento da vida média terá um limite que ainda não é conhecido pela ciência. Com os avanços tecnológicos, talvez, a vida média passe para 110 ou 120 anos. Talvez mais, talvez menos.
Entretanto, alguns dos avanços tecnológicos não são para a nossa geração.
Ainda não compreendemos suficientemente o câncer, a AIDS e uma série de outras doenças. O mapeamento genético está incompleto. Faltam-nos muitos recursos a serem desenvolvidos pela ciência. Entretanto, podemos fazer muitas coisas para aumentar a expectativa de vida com saúde.
A longevidade com saúde baseia-se, a grosso modo, em três pilares fundamentais:
Alimentação, Atividades físicas e Felicidade.
Outros fatores são importantes, porém esse trio é fundamental. Se seguirmos os três pilares, poderemos aumentar a expectativa de vida e manter a saúde.
A alimentação deverá ser biológica, que está baseada em alimentos naturais, tais como, frutas, verduras, legumes, sementes e cereais. Dever-se-á evitar (reduzir) industrializados, refinados, café, açúcar, frituras, alimentos gordurosos. Eliminar completamente as carnes, as drogas (cigarro, álcool, cocaína, maconha etc).
A atividade física deverá ser adequada. O excesso de esforço proporciona exatamente o contrário, ou seja, envelhecimento precoce. Os exercícios recomendados são de esforço moderado, tais como, caminhada, natação etc.
Entre as atividades físicas, destaca-se, por excelência, o Yôga. A vantagem do Yôga é a possibilidade do auto-conhecimento produzido por suas práticas.
Ou seja, além de praticar algo que retarda o envelhecimento, há um ganho de auto-conhecimento necessário para evolução interior.
A felicidade é necessária para uma vida saudável e longa. Quando o ser está feliz, a vida se explica, o corpo cuida-se, o sistema imunológico está ativo, os acidentes são evitados, pois a atenção está maior, entre outros efeitos. Entretanto, para atingir-se estados permanentes de felicidade, haver-se-á de superar os conflitos interiores. Um caminho para a evolução interior e conquista da felicidade permanente é a prática do Yôga.
E ainda
· Mexa-se como uma criança; ande, corra, dance, não pare.
Embora, haja outras possibilidades igualmente válidas.
Ou seja, se você deseja uma vida longa e saudável, deverá modificar a sua vida. Alterar os hábitos, modificar comportamentos, transformar sua emoções e sentimentos para adequá-los a estados duradouros de felicidade. É uma tarefa fácil? Com certeza, não. Entretanto é extremamente gratificante transformar a vida e … para melhor.
· Alimente-se como um índio; menos gordura, mais hortifrutigranjeiros, pouco sal e açúcar.
· Durma como um gato, descanse bem e se espreguice ao acordar.
· Tenha a persistência de um camelo; conduza-se na vida de modo disciplinado.
· Tenha a alegria de um golfinho; seja livre como um pássaro.
· Tenha a solidariedade de um cão.