Artrose, o que é? Veja alguns tratamentos
Artrose
É a forma mais comum do reumatismo e afeta a maior parte da população mundial depois dos 50 anos. Atinge 20% da população com 40 anos de idade e 100% quando tomamos como referência a população com 80 anos.
É a destruição progressiva dos tecidos que compõem as articulações (parte do corpo que permite a mobilidade dos ossos), levando à instalação progressiva de dor, deformação e limitação dos movimentos. As áreas no corpo mais comprometidas são as que suportam maior peso.
A doença pode atingir qualquer articulação, porém as áreas mais freqüentes são: do pescoço, do joelho, da coluna, dos quadris, das mãos e dos pés.
Exemplificando a formção de uma Artrose
Cartilagem do Joelho Normal
Numa articulação normal, os topos dos ossos estão cobertos por um material elástico esbranquiçado, a cartilagem, que permite o deslizamento suave dos ossos e atua como uma almofada que absorve o impacto no movimento. Essa região não tem nervos, por isso não leva à dor. Na artrose, ocorre uma deterioração da cartilagem, que perde a sua elasticidade.
Processo da Doença
1 – O roçar constante dos ossos leva, primeiro, à degeneração da cartilagem. O líquido sinovial, que lubrifica a cartilagem, perde a qualidade e a região pode corroer mais facilmente.
2 – Os constantes traumatismos na articulação – peso excessivo e movimentos repetitivos, por exemplo – levam ao desgaste completo da cartilagem.
Com o tempo, a dor começa a aparecer.
3 – Na ausência completa da almofada da cartilagem, os ossos se tornam mais visíveis.
4 – Em casos mais graves, fragmentos de cartilagem ou do osso soltam-se para o interior da articulação, podendo bloquear os movimentos. Os tendões e ligamentos que sustentam a articulação podem romper ou inflamar.
Tratamento
Não tem cura e não existem tratamentos que permitam barrar ou reverter a artrose. No entanto, é possível diminuir a dor e a rigidez das articulações, e também melhorar os movimentos. O tratamento é individualizado para cada caso e depende da gravidade da situação, da natureza dos sintomas, da idade e da atividade profissional.
Hoje já tem no mercado substâncias que ajudam a refazer cartilagens, desde que elas não estejam totalmente gastas, como Sulfato de Condroitina e de Glucosamina – Consulte seu Médico
Alguns métodos:
Ø Proteção articular;
Ø Talas e bengalas;
Ø Correção postural;
Ø Exercícios dirigidos.
Precauções
Alguns exercícios, quando feitos sem acompanhamento médico, podem desencadear ou agravar uma artrose. Alguns exercícios mais arriscados:
Exercício x Articulação afetada
Balé x Tornozelo
Boxe x Mãos
Ciclismo x Joelho
Corrida x Joelho e quadril
Futebol x Pé, tornozelo, joelho e quadril
Musculação x Coluna