Akwavita

06
abr

Massagem Chinesa – Shiatsu e Tuiná

Shiatsu

Segundo os orientais, existe no organismo uma energia vital dividida entre forças opostas complementares ( Yin, Yang ). Essa massagem, procura equilibrá-las, trazendo uma sensação de bem estar ao corpo.

O Shiatsu, ( shi = dedo, atsu = pressão ) é uma técnica de massagem oriental para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. A técnica consiste numa compressão suave em vários pontos dos meridianos ( caminhos de energia que percorrem o corpo ).

Os toques estimulam ou sedam a energia acumulada, melhorando o funcionamento dos órgãos de acordo com a necessidade de cada um. É uma terapia de reequilíbrio físico e energético.

Atua através de pressões que são efetuadas em determinadas áreas e pontos do corpo humano. Além de dar conta de pequenos distúrbios orgânicos, o grande potencial do Shiatsu está em tornar o paciente consciente do seu próprio corpo. E o corpo não é só corpo, ele armazena emoções, sentimentos, reflete nosso estado mental.

O Shiatsu desperta no paciente uma nova consciência de si. E quando tocamos uma área ou um ponto onde a energia está bloqueada, não só chamamos a atenção do paciente para ele, como ajudamos o bloqueio a se dissolver.

Esse trabalho de normalização do fluxo energético traz ao paciente uma sensação de equilíbrio interno, de leveza e bem estar, de integração consigo mesmo e com a pessoa que o está tratando.

O Shiatsu tem uma abordagem holística, isto é, trata o corpo como um todo, não em segmentos;
O Shiatsu, é uma terapia preventiva mas também pode ser usada como terapia complementar em certos tratamentos clínicos.

Pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade, aliviando os estados de estresse; Porém deve-se evitá-la em pessoas com inflamações, anêmicas e debilitadas fisicamente. Para pessoas que sofrem de osteoporose, os toques devem ser mais leves.

O Shiatsu fortalece o sistema imunológico, melhorando a saúde física e emocional;
Flexibiliza a pele;
Melhora a circulação do sangue e dos melhora o sistema linfático;
Flexibiliza o sistema muscular;
Ajuda à recuperação do equilíbrio do sistema ósseo;
Facilita as funções do sistema digestivo;
Melhora o controle do sistema endócrino;
Regula as funções do sistema nervoso;
Produz relaxamento e alívio do estresse;
Melhora a respiração;
Ajuda a manter a saúde e previne doenças;

Bom auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, digestivos, circulatórios, musculares, cardíacos, neurológicos, renais, distúrbios menstruais, dores de cabeça, lombalgia, cervicalgia, nervo ciático, etc;
Retarda o envelhecimento;

Melhora a concentração de quem recebe e de quem aplica.

Tuiná

Tui-ná

É um sistema de massagem terapêutica, muito refinado, e trata doenças específicas, como problemas musculares, desordens internas e problemas nas juntas.
Existem vários estilos de aplicação do Tuiná.

Tui-ná pediátrico

É um método muito usado na China em crianças com menos de 2 anos e até 6 anos de idade.
Esta técnica tem um ótimo efeito em crianças que ainda são muito novas para fazer acupuntura ou que como alguns adultos tem medo das agulhas. Os pontos e meridianos usados são diferentes dos usuais.

Deixar um comentário