“O uso do esparadrapo para aliviar dores”
As dores podem ser imediatamente amenizadas com técnicas que usam esparadrapo, colados na região da dor de uma forma específica, de modo a balancear a musculatura da área
1- Spiral Tape
Nas grandes capitais do país, nos últimos meses, vem sendo possível, cada vez com maior freqüência, encontrar atletas, e pessoas comuns, treinando, competindo ou em suas rotinas diárias, usando “tirinhas de esparadrapo” coladas aos seus corpos.
Pois esta é a mais nova técnica com origem na Medicina Tradicional Oriental, e aqueles que se beneficiaram de sua aplicação são a melhor prova de sua eficácia. Chama-se Spiral Tape, ou simplesmente, Spiral, e chegou ao Brasil em 1996. Consiste na fixação de fitas adesivas, sem nenhum princípio ativo, sobre a pele.
Clique aqui para marcar uma consulta
Clique aqui para solicitar maiores informações
O Spiral surgiu no Japão, em 1980, quando o engenheiro e acupunturista nipônico Nobutaka Tanaka que abrira uma clínica, observou um atleta que torcera o tornozelo e sentia um alívio depois que sua perna era enfaixada em uma determinada direção. Depois de repetir suas pesquisas por alguns anos, viu que as ataduras poderiam ser substituídas por uma tira adesiva. Unindo os seus conhecimentos de acupuntura aos conceitos de Cinesiologia Aplicada, passou a estudar as relações músculo-articulares e unindo através de uma linha imaginária, uma articulação aos músculos à ela relacionados, pensou que o traçado seria um ziguezague. Entretanto, o corpo humano é uma estrutura em três dimensões assim, o traçado que surge é uma espiral. Daí o nome de batismo do Spiral Tape.
As indicações desta técnica são diversas, e vão desde o tratamento de lesões musculares (distensões e contraturas), passando por hérnias, artroses, dores musculares e articulares, bronquites, entorses, edemas, até Lesões por Esforços Repetitivos (LER), entre outros mais. Sua utilização produz um reequilíbrio músculo-articular e contribui para a correção de alterações posturais (efeito similar ao RPG). Desta forma, atua na prevenção de contusões e melhora o desempenho muscular.
Seu funcionamento é simples. Quando as fitas são coladas, geram um estímulo cutâneo que é levado ao cérebro e tem uma resposta através do sistema nervoso autônomo. O resultado é uma melhora da circulação sangüínea e linfática locais e a regularização do tônus muscular e do metabolismo. Assim temos um efeito analgésico e antiinflamatório, além de um equilíbrio energético.
O Spiral traz como vantagens a rapidez na resposta ao tratamento. Já na primeira sessão seus resultados são notados e ainda o fato de não causar qualquer incômodo ao paciente.
Pode parecer mágica, mas não é. Afinal as grandes idéias, são simples.
Pode ser usado em todos os processos abaixo, tirando na hora 70% das dores
L.E.R/D.O.R.T.(Tendinite, Tenossinovite, Sindrome do Túnel do Carpo…) Cervicobraquialgia, Ombro, Cotovelo de Tenista, cotovelo de Golfista, Labirintite, Ciatalgia, Lombalgia, Cervicalgia, Joelho, Entorse, Menisco, dores musculares em geral.
2 – Balance Tape , Kinesio tape, Trigger tape e Strapping, são outras técnicas que usam o esparadrapo para aliviar problemas de dores do aparelho músculo esquelético, com grande sucesso
OBS: Esta técnica sempre será associada a outras, dentro do contexto de visar o equilíbrio energético da pessoa