Dentre as formas de tratamento existentes além da dimensão física, a cromoterapia se consagra como uma das mais eficazes pois possui embasamento teórico e uma fundamentação científica (tem comprimento de onda).
Quem produz o efeito equilibrador não é simplesmente a cor em si, mas o sentido das energias por elas manipuladas, pois ao utilizarmos uma cor, o seu efeito também depende da cor e intenção que mentalizamos no mesmo momento.
Em se tratando de uma terapia como a Cromoterapia, não poderíamos deixar de observar a questão do Holismo.
Nossa proposta é a de sempre enxergar a criatura humana como um ser vivo que temporariamente ocupa um corpo físico, dotada de uma imensidão de riquezas que a faz humana.
Convém lembrarmos aqui a seguinte frase:
“Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual… mas seres espirituais vivendo uma experiência humana”
Sendo assim, devemos considerar o ser humano como um composto de elementos que extrapolam o mundo físico apenas. A criatura humana possui 3 aspectos bem definidos: Físico; Energético; Espiritual
Sempre que analisarmos uma patologia (doença), devemos sempre entender que, a maioria delas, tem sua causa fora do espectro do corpo e, portanto se não tratadas em todos os seus aspectos, de nada adiantará qualquer tipo de tratamento isolado.
Dentre as formas de tratamento existentes além da dimensão física, a cromoterapia se consagra como uma das mais eficazes uma vez que possui embasamento teórico e uma certa fundamentação científica. Se considerarmos os resultados obtidos e medidos através do método empírico, concluímos que a “Terapia das Luzes” ocupará muito em breve um destaque no cenário científico de nossa era.
Quem produz o efeito equilibrador não é simplesmente a cor em si, mas o sentido das energias por elas manipuladas. Vou explicar melhor: Ao utilizarmos uma energia de cura, por exemplo, o formato dessa energia (analgésica, calmante, anti-séptica, etc) vai depender da cor que mentalizamos no mesmo momento. A energia base é a mesma, mas o efeito dela é que muda.
Por exemplo, se uma pessoa está com uma dor muscular localizada, não basta apenas ligarmos uma luz azul que ela vai passar. O que precisamos fazer é “manipular” a energia formada pela nossa mente e darmos a ela o efeito analgésico que a cor azul produz.
Nenhum tratamento holístico incluindo a cromoterapia substitui qualquer tratamento médico. Devemos utilizá-la para equilibrar o indivíduo energeticamente a fim de auxiliá-lo em sua recuperação.
É usada como complemento do processo de cura. Usam-se as cores nos órgãos e sistemas do corpo humano, conseguindo-se reequilíbrio fantásticos, visto que as cores possuem um comprimento de onda e calor que entra em sintonia com o problema, que também tem esta mesma freqüência.
Vitasol: O Aparelho Computadorizado para Cromoterapia. Este é o sistema que usamos, aparelho computadorizado, com 3 pogramas, para escolher um de acordo com a necessidade. Por ser automático, nos deixa com as mãos livres, para trabalhar em outras técnicas.
Com 3 programas de tempos diferentes, faz o trabalho sozinho.
OBS: Esta técnica sempre será associada a outras, dentro do contexto de visar o equilíbrio energético da pessoa, é utilizada como técnica complementar de outras mais específicas para o caso.