Auriculoterapia – Acupuntura Auricular
Acupuntura Auricular
É uma técnica que usa o microssistema do pavilhão auricular para tratar o corpo todo.
Sabe-se que o micro representa o macro, com isso qualquer parte do corpo pode ser estudada e se desenvolver um tratamento efetivo para todo o corpo. Daí, já temos inúmeros microssistemas, como a íris, os pés, a língua, a orelha, o crânio, as mãos.
A orelha é tanto para tratamento como para diagnóstico (todos os problemas que tivermos no corpo, até por exemplo uma insônia, se reflete na orelha)
Como funciona a Auriculoterapia?
A – Primeiro detectamos os pontos auriculares.
Que são zonas específicas distribuídas na superfície auricular, que reflete fielmente atividade funcional de todo o corpo.
Temos pontos para tratar o corpo todo, de uma forma muito lógica.
Podemos projetar na orelha, um feto (como na barriga da mãe – de cabeça para baixo) e com isso, temos determinados todos os pontos para cada área do corpo.
Quando ocorrem alterações patológicas em nosso organismo, estes se manifestam fielmente no ponto ou área específica para a região comprometida, através de alterações morfológicas da cor da pele, dor, presença de edemas ou cordões e reação positiva à detecção elétrica (podemos verificar estes pontos patológicos com aparelhos elétricos, mostrando que este método não é de se acreditar, mas que realmente funciona).
B – Segundo, faz-se o tratamento:
Podemos tratar com aplicação de vários recursos, como agulhas, sementes, laser, ou esferas.
Podemos seguir uma linha Chinesa ou Francesa. No nosso caso uso a técnica chinesa da professora Huang Lin Chung, que usa 2 sementes por ponto, onde o resultado é surpreendente
Ao estimular estes pontos, esta mensagem e captada pelos nervos aferentes e enviada a medula espinhal e daí conduzido ao córtex cerebral, que providencia o tratamento para a área em questão e com isso se consegue tratar a enfermidade.
A Auriculoterapia é excelente para todos os problemas, quer sejam energéticos (cólicas, azia, gases, insônia, dor de cabeça, fibromialgia, etc), quer sejam emocionais (ansiedade, tristeza, preocupações, irritabilidade, etc), quer sejam físicos (dores nas costas, gastrite, miomas, esteatose hepática, endometriose,, etc)
OBS: Esta técnica sempre será associada a outras, dentro do contexto de visar o equilíbrio energético da pessoa