Obesidade e/ou Gordura Localizada – Entenda um pouco
Obesidade e/ou Gordura Localizada – Entenda um pouco
“O excesso de peso prejudica não só a aparência, mas também a saúde, levando muitas pessoas a travar longas e intermináveis batalhas contra a balança”.
Um corpo saudável e equilibrado com certeza refletirá no seu exterior com uma aparência harmoniosa.
Como conseguir isto é que é o grande problema dos programas de emagrecimento existentes, visto que visam apenas tirar os sintomas do desequilíbrio energético, sem tirar este desequilíbrio, e após cada dieta, a pessoa volta a engordar. Exemplificando este desequilíbrio:
Clique aqui para marcar uma consulta
Clique aqui para solicitar maiores informações
A obesidade é o maior problema de saúde da atualidade e atinge indivíduos de todas as classes sociais, tem etiologia hereditária e constitui um estado de má nutrição em decorrência de um distúrbio no balanceamento dos nutrientes, induzindo entre outros fatores pelo excesso alimentar. O peso excessivo causa problemas psicológicos, frustrações, infelicidade, além de uma gama enorme de doenças lesivas. O aumento da obesidade tem relação com: o sedentarismo, a disponibilidade atual de alimentos, erros alimentares e pelo próprio ritmo desenfreado da vida atual.
A obesidade relaciona-se com dois fatores preponderantes: a genética e a nutrição irregular. A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte para a obesidade, pois filhos de pais obesos tem 80 a 90% de probabilidade de serem obesos.
A nutrição tem importância no aspecto de que uma criança superalimentada será provavelmente um adulto obeso. O excesso de alimentação nos primeiros anos de vida, aumentam o número de células adiposas, um processo irreversível, que é a causa principal de obesidade para toda a vida. Hoje, consumimos quase 20% a mais de gorduras saturadas e açúcares industrializados. Para emagrecer, deve-se pensar sempre, em primeiro lugar, no compromisso de querer assumir o desafio, pois manter-se magro, após o sucesso, será mais fácil.
Comportamento da Obesidade A obesidade é resultante de uma interação de variáveis biológicas, comportamentais, cognitivas, familiares, culturais e econômicas que influenciam seu desenvolvimento e sua manutenção. Hoje, a obesidade é conceituada como: doença endócrina, metabólica de etiologia genética e agravada pelo erro alimentar e pelo sedentarismo.
Portanto, é extremamente complexo o tratamento da obesidade e só teremos êxito no tratamento se ele for feito de forma multidisciplinar realizado com uma equipe de profissionais. Não é através da administração de “anfetaminas e antidistônicos” associados a outras drogas que teremos resultado significativo com nosso paciente.
Mesmo com uma dieta realizada por um profissional da área de nutrição, com uma excelente “anamnese alimentar” e realizada com todos os cálculos energéticos de ganho e gastos do nosso paciente, não significa que ele irá seguir esta dieta. De maneira geral, ele vai “engavetá-la” ou esquecê-la em algum lugar.
Esta atitude do nosso paciente é profundamente decepcionante para o profissional que elabora a dieta, o que leva à frustração e, às vezes, até ao abandono da área de atuação clínica. Para que nosso paciente siga a sua dieta pessoal, necessitamos dar a ele alguma orientação para que consiga Ter êxito em seu objetivo. Para conseguir seguir uma dieta e poder incorporá-la para o resto de sua vida, seria necessário a orientação de procedimentos que envolvam o controle de estímulos.
Gordura Localizada
Para a entendermos primeiro precisamos saber que ela é estocada em áreas do nosso corpo que servem como depósito. Ou seja, tudo que comemos além do necessário vai sendo guardado nestas áreas. E depois de depositadas, fica difícil perder essas gordurinhas.
Pois só a usaremos quando toda a reserva de gordura acaba: A primeira fonte de energia a ser usadda glicose corrente no sangue. Quando essa fonte diminui, o corpo lança mão da glicose estocada no fígado sob a forma de glicogênio. Em seguida, começamos a utilizar energia proveniente da quebra das proteínas dos nossos músculos. Por fim, as reservas de gordura são utilizadas para gerar essa força. Por isso e difícil de perdê-las.
Áreas propensas a ela
As áreas de depósito de gorduras mais comuns nas mulheres são: abdômen, flancos (“pneus”) e culotes. Quando esses depósitos começam a encher – ou mesmo nos casos da lipoaspiração, em que são retiradas as células de gordura, que não voltam, destas regiões – novos locais de acúmulo começam a aparecer. Comumente nas costas e nos braços. Pessoas que fizeram lipoaspiração e depois ganharam peso, começam a engordar nas costas e nos braços principalmente.
Porque as gorduras se acumulam?
Lembre-se que toda vez que sair da mesa satisfeito, você está comendo o suficiente para suprir suas necessidades energéticas e ainda para ser guardado nos depósitos. Isso acontece porque nosso corpo tem medo que possa faltar energia, então ele faz você comer o suficiente para poder armazenar. Esta é uma maneira de nos proteger.
O que fazer para evitar a gordura localizada?
Se não quiser engordar ou aumentar sua barriga e pneuzinhos, levante antes de se sentir satisfeito. Outra coisa importante é comer devagar, assim dá tempo para a informação chegar ate o seu cérebro, e ele mandar de volta a resposta de saciedade.
Muitas vezes ouço no consultório os pacientes reclamarem que fazem exercícios de segunda a sexta feira, e, mesmo assim, têm gordura localizada. A resposta é simples, durante a semana tudo que comemos a mais é eliminado, pois utilizamos como energia para os exercícios. Mas nos fins de semana, tudo que é ingerido a mais não tem outro caminho, a não ser os nossos depósitos.
Tratamentos:
1 – Com tratamento da Saúde associado
Na parte da obesidade melhor associar com tratamentos energéticos dentro da Medicina Chinesa e Terapia Ortomolecular e Orientação alimentar dentro da visão funcional dos alimentos
Agendar avaliação não gratuita, com 2 horas de duração. Lembre-se que este tratamento estará cuidando do seu corpo como um todo (saúde também) e não somente da estética.
2 – Se quiser fazer somente o tratamento localizado,
Agendar uma avaliação, neste caso gratuita. Não tem como passar preços por telefone, cada pessoa tem problemas diferentes, portanto tratamentos com preços diferentes.
Procure qualidade, não se iluda com preços baixos, nem sempre são eficazes, faça um tratamento receber explicações lógicas, com isso poderá participar do seu tratamento e exigir mais resultados.
Tenho 15 anos de experiência na área