Desintoxicação corporal na estética – Quelação – Oxigenação Celular – Gomage – Esfoliação
Desintoxicação corporal na estética – Quelação – Oxigenação Celular – Gomage – Esfoliação
Quelação – Oxigenação Celular – Gomage – Esfoliação
É a técnica que retira metais pesados do corpo além dos nocivos radicais livres, que nos envelhecem, um dos principais procedimentos nos inícios de tratamentos, para deixá-lo livre de toxinas, para que possa receber melhor os cosmecêuticos.
Para isso usamos depois da esfoliação as bandagens com oxigênio ativo.
Quelação
Trata-se de uma terapia simples e utilizada há vários anos com muito sucesso por milhares de famílias nos Estados Unidos e Europa. Consiste em um protocolo de administração de agentes queladores, produtos capazes de se agregarem a minerais tóxicos e excretá-los do organismo através das fezes e urina.
A terapia por quelação tem como objetivo reduzir depósitos biológicos de cálcio, remover metais pesados; estes últimos podem agir inibindo os sistemas enzimáticos ou como intermediários na produção dos agentes pró-oxidantes, permitindo o controle da peroxidação lipídica, fenômeno que acontece nos processos oxidativos de que participam os radicais livres.
Podemos definir a quelação como um processo específico que determina a incorporação de um íon metálico em uma estrutura anular heterocíclica. Este processo de ligação é que determina as bases bioquímicas da terapia por quelação. A palavra quelação provém do grego chele, que se refere à garra do caranguejo, que atua como uma pinça, permitindo segurar mineral dentro de sua estrutura.
EDTA (ácido etilenodiamino-tetra-acético)
O EDTA, denominado ácido etilenodiamino-tetra-acético, é utilizado como um elemento dentro da terapia de quelação. Quando consideramos o EDTA quimicamente devemos levar em conta que seu maior componente é a molécula do etilenodiamino, que determina a presença de dois grupos complexos na molécula de etilenodiamino, resultando em um íon metálico incorporado dentro de uma estrutura anular.
Quando este processo acontece, o metal que se encontra incorporado se denomina quelado, e o etileno diamino é denominado agente quelante. Dessa maneira, a quelação pode ser mais bem definida como uma reação química em equilíbrio entre um íon metálico e um agente complexo, caracterizado pela formação de mais de uma ligadura entre o metal e a molécula do agente complexo, resultando na formação de uma estrutura anular na qual se encontra incorporado o íon metálico.
Em resumo, podemos indicar que os agentes quelantes controlam os iontes metálicos por bloquear os lugares destes metais, evitando que eles entrem no organismo e participem de reações químicas indesejáveis. Os agentes quelantes formam ligações estáveis que desta maneira impedem os efeitos indesejáveis dos quais os iontes metálicos participam como agentes intermediários, principalmente na formação de radicais livres.
A estabilidade da ligação química é de extrema importância quando consideramos a toxicidade do composto que vai se formar. O EDTA é um agente quelante efetivo devido ao fato de ele pode formar ligações estáveis com diferentes tipos de iontes minerais. A molécula de EDTA tem cinco lugares potencialmente importantes para ligar-se a íons metálicos e deve ser considerada assim como uma molécula com capacidade de seis ligaduras.
Gomage ou esfoliação
Desintoxicação e beleza:
É uma esfoliação corporal a base de sais e óleos que hidratam e renovam a camada celular, proporciona maciez em todo o corpo, pode ser associado a um tratamento de hidromassagem.
Gomage Corporal:
Através da aplicação de óleo de semente de uva, sal marinho proporciona um peeling (esfoliamento cutâneo). Indicação: remove o excesso de células mortas.
Gomage Corporal e Hidratação
- Peeling corporal, massagem de loção hidratante com vitamina A e C. I
- Indicação: Ação nutritiva e hidratante em veículo emoliente, deixando a pele acetinada, hidratada, com um toque de juventude.
- Benefício: limpeza e hidratação da pele.